Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

NITERÓI

 

         Situado na margem direita do rio São Francisco, à cerca de 6 km do Mocambo - rio acima, está o povoado Niterói, quase no limite entre Porto da Folha e Poço Redondo. Niterói se destaca como Posto de Fiscalização Estadual na divisa do sertão de Sergipe e Alagoas, tendo a sua frente, à margem esquerda do rio, a bela cidade de Pão de Açúcar.

         A população de Niterói em 2004 era de 395 habitantes vivendo da agropecuária, pesca e comércio.

 


         Na posição de segundo menor povoado de Porto da Folha, Niterói também é o mais afastado. Seus habitantes têm o privilégio de residir à apenas 1 km de Pão de Açúcar/AL, cuja travessia é feita por meio de embarcação. Diz-se que se não fosse o rio, Niterói seria um bairro de Pão de Açúcar.

         

          Antes da inauguração da ponte de Própria à Colégio, o movimento comercial em Niterói era intenso devido à supremacia do transporte aquático, imbatível no deslocamento de pessoas e cereais. Houve época que Pão de Açúcar chegou a ocupar a terceira posição no comércio do baixo São Francisco, perdendo apenas para Própria e Penedo.

          Durante décadas os habitantes do sertão sergipano utilizaram o hospital de Pão de Açúcar para curar de suas enfermidades, ali havia melhor estrutura no atendimento. O progresso do transporte terrestre e a redução da vazão do rio findaram aniquilando o transporte aquático neste setor, reduzindo com isso o movimento comercial de Penedo, Propriá e Pão de Açúcar, com tal modificação os moradores de Niterói também ficaram prejudicados. Comparando sua evolução com a de outros povoados de Porto da Folha, Niterói em 2014 era quase a mesma de 50 anos atrás; todavia houve modernização de sua principal avenida, calçamento de algumas ruas e implantação de escola. Somente na última gestão de Manoel de Rosinha, com empenho do governador Marcelo Déda, se conseguiu a pavimentação da rodovia entre Niterói e Vaca Serrada, deixando o povoado numa posição mais confortável.