Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

Pedro Xavier de Melo

(Tabelião e Prefeito)

         

          Pedro Xavier de Melo nasceu em Porto da Folha dia 24/03/1909, filho de José Xavier de Melo e D. Maria dos Santos e Melo.

          Pedrinho Xavier, nome por que era mais conhecido na região, teve grande importância na política de Porto da Folha, principalmente porque deu sequência ao objetivo do pai “Ioiozinho Xavier”, que seria manter a família no nível alcançado por ele, preservando-a entre as mais benquistas da região. Na comunidade portofolhense, Pedro Xavier se tornou muito conhecido a partir de sua atuação, em 1930, como 1º suplente do delegado Manoel Caio Feitosa, sendo o Sr. Pedro Dantas o 2º suplente. Posteriormente, em 1931, Pedro Xavier de Melo foi nomeado interinamente Tabelião Público do termo de Porto da Folha (anexo à comarca de Gararu).

          “Com referência a sua escolaridade, sabe-se pouco; no entanto, naquela época era costume das famílias mais abastadas matricular seus filhos em colégios fora de Porto da Folha. Evidentemente, Pedro Xavier de Melo galgou deste privilégio com bom aproveitamento, tornando-se um homem culto e inteligente”.         

          Nas eleições de 1962 testou nas urnas sua popularidade e foi eleito Prefeito de Porto da Folha com maioria absoluta de votos, concluindo sua gestão em 1967 ao transferir o cargo para Aroaldo Santana sob aplausos da população. Na década de 60, Pedro Xavier era  considerado líder político de grande popularidade.

          Em reconhecimento aos bons serviços prestados, seu nome foi dado a uma Praça de Porto da Folha e também a um trecho da SE200, Rodovia Pedro Xavier de Melo, entre Porto da Folha e Gararu. Para a maioria dos habitantes da terra natal, Pedro Xavier de Melo é considerado pleno Filho Ilustre desta terra.

Faleceu aos 69 anos de idade, em 28/03/1978.