Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

 

         Eufrásio Moreira Feitosa

(Escritor e Pesquisador Histórico)

         

          Eufrásio Moreira Feitosa nasceu em Porto da Folha dia 11 de novembro de 1926, filho de Pedro Alves Feitosa e dona Maria Joaquina Feitosa.

          Proveniente de família humilde, Eufrásio dedicou grande parte de sua vida ajudando ao pai na lida do campo. A fazenda São Félix foi citada como principal ambiente de trabalho na sua juventude, e por esta razão, segundo ele, teve pouca chance de frequentar escola, mas com sacrifício conseguiu romper o analfabetismo e se tornar admirador da literatura e do saber. Eufrásio passou pela mesma crise que passaram outros homens do campo naquela época, no entanto sua inteligência e dedicação fizeram dele um profundo conhecedor da evolução familiar no município de Porto da Folha. Vale a pena conhecer sua obra “História e Memórias - Porto da Folha e sua Gente”; um trabalho relevante para quem procura conhecer a origem familiar de pessoas  importantes que viveram neste município.

          Sua fiel abordagem o coloca em primeiro lugar em termos de conhecimento das sucessivas gerações a partir do meado do século XIX. Assim, a suposta pouca formação foi satisfatoriamente superada pela boa memória e autenticidade em tudo que descreveu a respeito dos meus e de outros antepassados em Porto da Folha.

          O belíssimo trabalho de Eufrásio é avaliado como importante para os portofolhenses. Em retribuição ao gigantesco empenho, dedicado ao estudo das famílias, grande número de pessoas de Porto da Folha o qualifica como Filho Ilustre desta terra.

          O citado escritor residia em Aracaju, onde veio a falecer recentemente.

 

Fonte: Joaquim Santana Neto, com base nas informações contidas no livro do biografado.