Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

Edson Ulisses de Melo

(Desembargador)

 

         

Desembargador Edson UlissesDesembargador Edson Ulisses

          Edson Ulisses de Melo nasceu em Porto da Folha (povoado Ilha do Ouro), no dia 24 de agosto de 1948, filho de Josino Ulisses de Melo e dona Maria Cândida de Melo.

          Proveniente de família humilde, Dr. Edson Ulisses representa o exemplo de luta e dedicação.    Iniciou sua vida profissional numa marcenaria; aos 19 anos de idade foi aprovado em concurso público para o Banco do Nordeste onde exerceu importantes cargos.

          Para a importante missão de atingir o ponto máximo do que lhe foi concebido pelo Criador, encarou os estudos com plena dedicação, formando-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1975; posteriormente fez pós-graduação em Direito Público e Direito Processual Civil, ambas pela Universidade Tiradentes. Adiante, de acordo com sua formação, veio a ocupar cargos públicos importantes, como Procurador Geral do Estado de Sergipe e Chefe da Assessoria Jurídica do Banco do Nordeste; em determinado período ocupou o cargo de Presidente e também Vice-Presidente da OAB Sergipe, também foi Conselheiro Federal da OAB, por três mandatos, e Presidente de 04 importantes comissões do Conselho Federal da OAB: Direitos Humanos, Combate à Violência, Seguridade Social e Estudos da Legislação Processual. Ele também presidiu duas comissões da seccional Sergipe: Exame de Ordem e Prerrogativas; atuou também como professor no curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e na Escola Superior de Advocacia da OAB/SE. Além da diversidade de cargos na área jurídica, o Magistrado desempenhou importante papel como palestrante e debatedor em muitos eventos de Direito., mantendo sempre uma postura humilde e acessível a todos que o procuram.

          Em 4 de abril de 2008, Dr. Edson Ulisses encabeçou a lista sêxtupla da eleição realizada pela OAB/SE, compôs a lista tríplice, escolhida pelo Pleno do TJSE, no dia 28 do mesmo mês, e no mesmo dia foi nomeado Desembargador pelo Governador do Estado, Marcelo Déda. Tomou posse no TJ/SE em 12/05/2008, permanecendo até junho/2013.

          O Dr. Edson Ulisses é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM).

 

"O livro ‘Reflexões Cidadãs’, de autoria do desembargador Edson Ulisses de Melo, Ouvidor Geral do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O evento de lançamento ocorreu no Museu da Gente Sergipana em novembro/2012, onde estiveram presentes diversas autoridades locais, além de amigos e familiares do autor.

“Nós somos daqueles que acreditam muito na competência do desembargador Edson Ulisses e sei que seus escritos servirão para cada vez mais aprofundar a inteligência da nossa gente. Estou aqui porque sempre fui um admirador do seu trabalho, sempre fui um parceiro da sua luta como advogado, das suas análises”, ressaltou Jackson Barreto.

          A obra reúne mais de 40 textos, uma coletânea decorrente da elaboração de discursos, palestras e artigos, sendo alguns de cunho jurídico e outros voltados para temas que fazem uma análise crítica da sociedade. Com uma tiragem inicial de 1000 volumes – sendo 500 patrocinados pelo Tribunal de Justiça de Sergipe e o restante com recursos próprios. O livro teve distribuição gratuita".

          Maiores detalhes sobre a vida do ilustre portofolhense estão no livro “Porto da Folha” fragmentos da história e esboços biográficos, de Manoel Alves de Souza.

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e livro “Porto da Folha” Fragmentos da História e Esboços Biográficos.

Foto: Galeria do Tribunal de Justiça de Sergipe