Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.
 
 

 Djalma Feitosa Franco

          (Médico Cirúrgico)

 

 

          Djalma Feitosa Franco nasceu em Porto da Folha aos 07/08/1902, filho de João Alves Feitosa Franco e dona Maria dos Santos Bezerra Franco.

          “A infância e adolescência de Djalma Franco foram vivenciadas na terra natal, posteriormente Aracaju para dar continuidade aos estudos no Colégio do Dr. Evangelino Faro (regime interno), vindo a ingressar a seguir na Faculdade de Medicina da Bahia, conquistando nesta unidade o grau de “Doutor em Ciências Médicas Cirúrgicas”. Ao retornar à Sergipe, instalou consultório de clínica geral e pediatria na cidade de Lagarto. Em 1933 mudou-se para a capital sergipana e passou a trabalhar como clínico geral e anestesia no Hospital Cirurgia, sendo ali considerado um dos pioneiros da anestesia venosa em Sergipe, ele e o Dr. Lauro Dantas hora eram os mais habilitados anestesistas do estado naquele momento. A partir deste ponto, Dr. Djalma Franco, reconhecido como importante médico, atuou em outros consultórios na capital sergipana, chegando, inclusive, a assumir o cargo de inspetor de Higiene Infantil e Assistência Escolar da Casa da Criança, e em 1964 foi designado Presidente da Junta Médica da 19ª Delegacia Regional Administrativa (SE) do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos. Dr. Djalma se aposentou em 1962 do cargo de Médico Sanitarista do Estado; em 1967 aposentou-se do cargo de médico da LBA, e em 1967 do cargo de Médico do INSS”.

          Considerado um dos grandes médicos de Sergipe, Dr. Djalma Franco comprovou também sua importância no que se refere aos filhos ilustre de Porto da Folha. Faleceu aos 85 anos no dia 16/04/1988 em Aracaju.

Obs.: O conteúdo referente à Dr. Djalma foi transcrito do livro (Porto da Folha – Fragmentos da História e Esboços Biográficos), conforme as páginas 127, 128 e 129, de Manoel Alves de Souza.

Maiores detalhes do texto em referência estão no citado livro.