Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

 

Antônio Pinto de Resende

(Prefeito Totô)

 

 

          Antônio Pinto de Resende, popularmente conhecido por Sr. Totô, nasceu em Porto da Folha aos 22/09/1912, filho de Pedro Canuto de Melo e dona Vitalina do Couto Resende Melo.

          Na década de 1950 o Sr. Totô representava grande parcela do eleitorado local mantendo a liderança entre outros políticos. Com a ascensão do movimento denominado “Caudilho”, favorável ao engenheiro Leandro Maciel, Antônio Pinto de Resende uniu-se à UDN com o intuito de, ao lado do propenso governador, construir em Porto da Folha um hospital. Findou conquistando este objetivo a partir de sua vitória para o cargo majoritário em 1954. Logo que assumiu a prefeitura em 1955 deu continuidade ao projeto, com verba prometida e angariada pelo recém-eleito governador Leandro Maynard Maciel. Assim o hospital de Porto da Folha foi erguido e posteriormente inaugurado.

          Além da importância que teve como político, O Sr. Totô também se consagrou como médio agro-pecuarista do município, sendo dono de boa parte das terras do sítio conhecido por canudos.

          Antônio Pinto de Resende faleceu em 19/11/1997 e, por sua luta em prol da edificação do hospital local, é considerado filho ilustre de Porto da Folha.