Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Detalhes de nossa história

Praça Manoel Caio Feitosa

 

SEGUNDA ADMINISTRAÇÃO ANTÔNIO PEREIRA FEITOSA

 

          Nas eleições de 15/11/1976 a comunidade portofolhense elegeu pela segunda vez prefeito o Sr. Antônio Pereira Feitosa (Arena I), tendo como vice o Sr. Antônio de Loureiro Feitosa.

Nesta ocasião garantiram vaga na Câmara Municipal os seguintes eleitos:

Armando Teixeira de Souza, Fenelon Feitosa Rocha, João Aragão, José Tibúrcio da Silva, Juarez Loureiro Lima, Luiz Alves de Sá, Manoel Alves de Oliveira e Manoel de Souza Rito.

          Em Aracaju aconteceu nesta mesma data a nomeação de João Alves Filho para prefeito da capital.

 

           A volta triunfal de Antônio de Caio à prefeitura de Porto da Folha veio comprovar sua grande popularidade naquele momento, visto que se achava ainda jovem e disposto a gerenciar com dignidade o município. Não há dúvida de que Antônio Pereira Feitosa havia conquistado mesmo a simpatia dos portofolhenses ao se destacar bravamente como um dos fundadores da Festa dos Vaqueiros, fato que, posteriormente, lhe garantiu posição privilegiada entre os líderes políticos do município. 

          Na fase inicial deste segundo mandato de Antônio Pereira Feitosa como prefeito de Porto da Folha, a governança de Sergipe se achava com o Sr. José Rolemberg Leite, que transferiu o cargo em 1979 para o ilustre sergipano Augusto do Prado Franco, eleito no pleito de 1978.

          Dentre as conquistas de Antônio de Caio neste mandato, que se alonga de 1977 a 1982, consta a construção do novo Mercado Municipal (carne e farinha) instalado no espaço do antigo curral dos burros. Este acontecimento causou grande modificação no centro comercial de Porto da Folha,  Para o novo mercado foram transferidas as bancas de carnes bem como as dos comerciantes de farinha e grãos. Logo após o remanejamento aconteceu a demolição do antigo mercado da farinha, o qual cedeu espaço para outras bancas em dias de feira e estacionamento de automóveis em dias normais; o referido espaço ficou denominado Praça Manoel Caio Feitosa. No vão do antigo mercado da carne "Talho de Carne Verde" igualmente demolido neste período, abrindo-se uma travessa interligando a referida praça à Rua Nova, cuja interligação recebeu o nome do gestor municipal. Em 1982 também foi inaugurado o Fórum Municipal, denominado Fórum Cardeal Mindszenty.

          Antônio Pereira Feitosa, natural da terra, nasceu aos 15/05/1933, filho de Manoel Caio Feitosa e Rosa Pereira Feitosa. Atuou como pecuarista, vereador, vice-prefeito e prefeito eleito em duas ocasiões. Antônio Pereira Feitosa, considerado um dos grandes políticos de Porto da Folha, faleceu precocemente aos 55 anos de idade dia 24/05/1988.