Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

ADMINISTRAÇÃO JOSÉ MIGUEL XAVIER

          O veredicto da eleição de 15/11/1972 confirmou em Porto da Folha a vitória do Sr. José Miguel Xavier, digno representante da Arena, tendo como vice Aroaldo Alves de Santana. O pleito para o cargo majoritário nesta ocasião apresentou o seguinte resultado: José Miguel - 1.082 ; José Alves Aragão - 747; Manoel de Souza Rito - 273, e Adilson Vieira de Aragão - 33 votos.

          Neste pleito também foram eleitos os vereadores: Antônio de Loureiro Feitosa, Hamilton Alves Gouveia, João Batista da Silva, João Pereira Lima, José Bezerra Lima, José Canuto de Souza e Manoel Alves de Oliveira.

          Entre janeiro de 1973 e janeiro de 1977 o gerenciamento do município esteve a cargo de José Miguel Xavier.

         Destacaram-se como obras principais desta gestão: A conclusão e inauguração do GEM José Xavier de Melo (localizado no outeiro); construção do Clube Recreativo do Guarani; calçamento com paralelepípedo da Rua de Cima; eletrificação dos povoados Ilha do Ouro e Lagoa da Volta; calçamento da Rua do Sol; extensão da eletricidade até Lagoa Salgada; implantação da primeira rede de esgoto na Rua Nova; construção de uma barragem na Lagoa da Volta; implantação da primeira repetidora de TV no município; construção da estrada (trevo) ligando Lagoa da Volta à Lagoa do Rancho; restauração da antiga Rua das Sete Casas; construção da Praça Temístocles Pereira e recuperação da Praça Pedro Xavier de Melo.

          No decurso deste mandato foi inaugurada a agência do Banco do Brasil em Porto da Folha.

          O período administrativo de José Miguel compartilhou de duas gestões governamentais: etapa final de Paulo Barreto de Menezes (1971-1975) e inicial de José Rolemberg Leite (1975-1979) em seu segundo mandato na governança de Sergipe.

          Porto da Folha agradece ao filho José Miguel pelos bons serviços prestados a esta comunidade a partir de sua atuação nos correios e telégrafos, época em que a comunicação era bastante deficiente. Antes de ingressar na política, José Miguel atuou como Tabelião no Cartório de Registro Civil local.

           Na condição de executivo foi considerado bom administrador apesar da parcial ausência de recursos no município.

          José Miguel Xavier, natural de Porto da Folha, nasceu aos 06/09/1930, filho de Pedro Xavier de Melo e Maria dos Santos Xavier.  Após se aposentar e abandonar a política, passou  a cuidar de sua fazenda, ocupando-se como pequeno pecuarista. José Miguel Xavier faleceu em 15/08/2009, 21 dias antes de completar 79 anos, deixando esposa, filhos e netos..