Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

ADMINISTRAÇÃO

PEDRO XAVIER DE MELO

 

Pedro Xavier de Melo, foto: álbum da família.Pedro Xavier de Melo, foto: álbum da família.     

          Em 07 de outubro de 1962 o eleitorado portofolhense compareceu às urnas para eleger o Sr. Pedro Xavier de Melo prefeito, ao passo que Sergipe conferia a João de Seixas Dória o título de governador, notícia recebida com festa em Porto da Folha, sobretudo pela popularidade da família Dória no município, porém a durabilidade do governo Seixas Dória foi de apenas um ano e dois meses aproximadamente. No dia 01/04/1964, para a tristeza dos buraqueiros, o ilustre ribeirinho João de Seixas Dória teve seus direitos políticos suspensos pela ditadura militar, sendo substituído por Sebastião Celso de Carvalho (1964-1967).

          A gestão de Pedro Xavier de Melo, popularmente conhecido por Pedrinho, transcorreu com austeridade entre 1963 e 1967.  

          Neste período foi construída e inaugurada a primeira ponte oficial da Lagoa Salgada, anulando o caos da travessia do riacho naquele trecho que era passagem obrigatória para quem vinha da Lagoa da Volta, Lagoa do Rancho, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e outros núcleos. Houve de fato grande mudança na sede assim que entrou em atividade a referida ponte. Na inauguração, o povo entusiasmado comemorou o feito na presença de várias autoridades do Estado. A ponte possuía duas colunas de concreto e acabamento superior em madeira.

          Entre outras realizações de Pedro Xavier de Melo consta a construção da barragem de Lagoa do Rancho, Posto de Saúde do hospital de Porto da Folha e manutenção constante nas diversas ruas e estradas da sede e municípios.

          Neste período, a câmara municipal contou com os seguintes vereadores: José Pereira Valença, João Batista da Silva, Manoel Alcino dos Santos, Raimundo José Cardoso e Francisco Alves Lima.

          Pedro Xavier de Melo foi um administrador que fez muitas reformas nas estradas do município, digno de ter atualmente seu nome fixado em uma rodovia e praça de Porto da Folha.

          Pedro Xavier encerrou seu mandato em 1967 sob aplausos da população, momento que passou o cargo para o recém eleito Aroaldo Alves de Santana.

 

          Pedro Xavier de Melo nasceu em Porto da Folha dia 24/03/1909, era filho de José Xavier de Melo e Maria dos Santos e Melo. Foi pecuarista, tabelião e político influente. Faleceu precocemente aos 69 anos de idade em 28/03/1978 deixando esposa, filhos e netos.

 

Por Joaquim Santana Neto (diversas pesquisas, reedição 2018).