Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

ADMINISTRAÇÃO ANTÔNIO PINTO DE RESENDE

          As eleições municipais de 03/10/1954, pleno domingo, aconteceram pacificamente em Porto da Folha, cuja vitória para o cargo majoritário foi do Sr. Antônio Pinto de Resende, popularmente conhecido por “Seu Totô”. Neste momento democrático a cidade viveu mais uma vez clima festivo, pois acontecia na mesma ocasião eleições para governador, sendo finalmente eleito o representante da UDN, nada menos que o engenheiro civil Leandro Maynard Maciel, que obteve 52.884 votos superando suavemente seu adversário do PSD, Edélzio Vieira de Melo, que também obteve boa votação ao conquistar 51.522 votos no Estado. 

          Meio ao clima festivo, a disputa acirrada entre os dois principais candidatos ao governo de Sergipe agitou o eleitorado portofolhense, principalmente por causa da divergência de opinião entre os votantes, sobretudo gerada por dois pesos pesados da política local naquele momento. De um lado Hermeto Feitosa concorrendo ao cargo de vice-governador na chapa de Edélzio Vieira, e do outro lado o Sr. Antônio Pinto de Resende pleiteando o cargo de prefeito local. O Sr. Totô, ao lado do capitão Eliezer Santana, se empenhou plenamente na busca de votos para Leandro Maciel, firmando-se ambos como caudilhos roxos. Certamente Porto da Folha teria melhor atenção do Estado se a vitória fosse de Edélzio Vieira, infelizmente isso não ocorreu. 

          Antônio Pinto de Resende, candidato da UDN, saiu-se vitorioso ao ultrapassar a boa votação obtida pelo forte concorrente do PSD Antônio Alves da Rocha, conhecido por Marotinho. Antônio Pinto de Resende tomou posse na prefeitura de Porto da Folha em janeiro de 1955.

            Destacou-se como obra principal de sua gestão (1955-1959) a construção e inauguração do hospital de Porto da Folha. Entre outras obras e benfeitorias consta a reforma da praça da matriz, onde foram fixados bancos de concreto e jardim; outra conquista de grande importância para Porto da Folha neste período foi a implantação definitiva do Termo Judiciário Único (anteriormente anexo à Comarca de Gararu). 

          Atuaram como vereadores neste período: Manoel de Souza Lima, Luiz Valença, José P. Dantas (Zé de Simeão), Antônio Pereira Feitosa e Antônio Rito de Melo. (informação de Manoel de Souza Rito).

          A administração "Totô" foi considerada ótima, sobretudo pelas conquistas que tiveram a participação decisiva do governador Leandro Maciel.           

 

           Antônio Pinto de Resende, nasceu em Porto da Folha aos 22 de setembro de 1912, filho de Pedro Canuto de Melo e Vitalina do Couto Resende Melo. Destacou-se como agro pecuarista e líder político. Faleceu dia 19/11/1997 deixando esposa, filhos e netos.